SEJAM BEM VINDOS AO EUREK@!!!

SEJAM BEM VINDOS AO EUREK@!!!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Sugestão de aula: Literatura de Cordel


PLANO DE AULA


AUTORIA

Autor: Claudemira de Santana Silva
Instituição: Escola Estadual Silva Dourado


ESTRUTURA CURRICULAR

Ensino Fundamental  -  3º a 6º anos
Componente Curricular: Literatura Popular Brasileira/ Cultura regional /  Língua Portuguesa / Arte –  Aula de dinamização
Tema: Literatura de Cordel .


DADOS DA AULA

Tema: Cordel


O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESSA AULA


  • - Conhecer a Literatura de Cordel;
  • - Reconhecer heranças culturais regionais e locais;
  • - Relacionar o cordel e a cultural regional e local;
  • - Conhecer estrutura de um texto de Cordel;
  • - Conhecer diferentes formas de apresentação do cordel: repentes, vídeos e narração. 
  • -Reconhecer variações lingüísticas presentes no texto associando com variações regionais;
  • - Paráfrase de um texto de cordel.
  • - Produção de Cordel.


DURAÇÃO –  7 aulas  de 90 de minutos cada. 





CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO

Para iniciar o trabalho com o tema da Literatura de Cordel  foi realizado um diagnóstico com os alunos para identificar o conhecimento dos mesmos sobre o tema. Para isso, foram direcionadas algumas perguntas, tais como: Vocês já ouviram falar em Literatura de Cordel?   O que vocês acham que é a Literatura de Cordel? Será que esse tipo de Literatura só se apresenta em forma de texto escrito? Dentre outras. A partir deste diagnóstico serão trabalhados os seguintes temas:


  • - Literatura de Cordel;
  • - Estrutura de um texto de cordel;
  • - Associação de Variantes lingüísticas á Cultura Regional e Local.


PALAVRA CHAVES

Literatura de Cordel, Variação Lingüística Regional e Local.


ESTRATÉGIAS E RECURSOS

 O cordel é uma modalidade Literária Popular, que com o passar dos anos vem ganhando dimensão no Cenário nacional. Por ser uma literatura de cunho popular, no que diz respeito ao seu enredo e à divulgação, o Cordel tem se tornado uma prática recente no ensino do gênero na maioria das escolas públicas do Brasil.
Pensar em como resgatar o prazer pela leitura é pensar em como proporcionar aos leitores, uma forma de lazer, conhecimento e diversão. Essa não é uma proposta fácil a se cumprir, mas necessária para a formação de leitores.
            Essa aula busca auxiliar a prática pedagógica focada na formação de leitores através de um gênero textual que reflete a cultura Brasileira.

·         Processos das aulas:
1ª aula :  texto cordel: Cante lá, que eu canto cá de Patativa do Assaré.                                       O primeiro texto apresentado à turma será : “Cante lá, que eu canto cá” de Patativa do Assaré. Através dessa aula o professor irá:

  • - Identificar a 1ª impressão que tiveram do Texto de literatura de cordel após a 1ª leitura;
  •             - Trabalhar conceito de cordel -  O que é cordel; Estrutura do texto;
  • - Contexto: Sócio-econômico e cultural representado pelo texto. (Variação lingüística);
  •            - Apresentar a biografia do autor: Patativa do Assaré;
  • - Associar a  realidade representada no texto com a realidade local dos alunos em questão.
  •  - Orientar uma produção piloto  de um cordel com o tema voltado para a cultura regional ou local.



2ª aula
“Antes de iniciar as atividades da 2ª aula, é necessário que a\o professor(a) faça um feedback através de perguntas como:  Qual o tema trabalhado nas aulas?  O que é o cordel?  Como é o texto em forma de cordel? Dentre outras perguntas pertinentes à aula.
Logo após, orientar uma produção coletiva a partir de palavras-chave sobre um tema à escolha do professor.

3ª aula:
            Ouvir o cordel cantado: Repente
  O professor apresenta o conceito de “repente” aos alunos. Logo em seguida ouvir 2 (dois) repentes de Francisco Diniz  associando sempre  a rima , o  ritmo forte e instrumentos que os repentistas utilizam como parte da cultura popular.

  •     Literatura de Cordel e Saberes Populares.


 Material disponível no site:




4ª aula:
            Dividir a classe em duplas.

  •  Apresentar o cordel: “O gato e o cachorro”  retirado do livro “A Reunião da Bicharada” de  Antonio de Farias da Silva.  

  •   Desenvolvimento:

 - Leitura silenciosa pelas duplas.
- Leitura de Estrofes por dupla em voz alta.
- Leitura feita pela professora.


  1.   Atividade:

- O professor disponibilizará em uma mesa, figuras de diferentes animais para que cada dupla escolha 2 (dois) afim de substituí-los no texto – Paráfrase do cordel “O gato e o cachorro”.

  •   A partir desse exercício de reprodução, a estrutura e variedades de temas do cordel ficaram melhor definidos para os alunos.


5ª aula :

Assistir ao vídeo: A menina que dançou depois de morta - extraído do site Porta Curtas da Petrobrás e A árvore do dinheiro – extraído do site Youtube. Em seguida, associar características do cordel associando aos vídeo ( xilogravura, rimas, tema ) e ás experiências que eles tenham visto ou vivido.
* É muito importante a exposição oral dos alunos a cerca de sua relação direta ou indireta com os temas trabalhados.

Materiais disponíveis nos sites:    

6ª aula:

 Leitura e dramatização do texto: O rico e o pobre de Isaura Melo de Souza.
Ø   O texto é cômico e traz como tema a diferença entre o rico e o pobre.     
·         Desenvolvimento:
- A primeira leitura será feita pelo(a)  professor(a) para reativar à memória dos alunos o ritmo do cordel.
- Com a classe dividida em duplas, treinar a leitura silenciosa; Em seguida as duplas farão a leitura em voz alta.
- Orientar as crianças a relacionar o tema, variações lingüísticas à realidade local.

* Esse exercício ajudará a associação do conceito de rima, entonação e interpretação do cordel, promovendo assim uma maior participação dos alunos.  

7ª aula:  – Concurso de Cordel na Turma
Desenvolvimento:
·         Revisar estrutura e características do cordel.
·         Propôr uma composição de cordel individual ou em dupla com tema livre para a turma.
v  Essa produção não será um exercício realizado em sala de aula, e sim, em casa. Isso possibilitará a participação\ contribuição de outras pessoas na produção do aluno. Essa possível troca de idéias somente enriquecerá o seu cordel e ampliará o seu conhecimento.







RECURSOS COMPLENTARES

Alguns vídeos para a preparação das aulas de Cordel:  



AVALIAÇÃO


·         Avaliar nas produções se os alunos conseguem:
- Ter noção de rima, estrutura e entendem que o cordel é um tipo de literatura aberta a todos os temas desejados.


  •     Observe se ouve participação de terceiros no processo de criação dos alunos - Essa observação apontará se o aluno compartilhou de suas conquistas cordelísticas com um amigo, pais, avós, professores (....).



  •    Dado Positivo: O aluno será estimulado a ler e a produzir, sobre diferentes temas, expressando-se através da Literatura de Cordel, não somente em sala de aula, como também em casa e na companhia de amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário