PLANO DE AULA
AUTORIA
Autor: Claudemira de Santana Silva
Instituição: Escola Estadual Silva Dourado
ESTRUTURA CURRICULAR
Ensino Fundamental - 3º a 6º anos
Componente Curricular: Literatura Popular Brasileira/ Cultura regional / Língua Portuguesa / Arte – Aula de dinamização
Tema: Literatura de Cordel .
DADOS DA AULA
Tema: Cordel
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESSA AULA
- - Conhecer a Literatura de Cordel;
- - Reconhecer heranças culturais regionais e locais;
- - Relacionar o cordel e a cultural regional e local;
- - Conhecer estrutura de um texto de Cordel;
- - Conhecer diferentes formas de apresentação do cordel: repentes, vídeos e narração.
- -Reconhecer variações lingüísticas presentes no texto associando com variações regionais;
- - Paráfrase de um texto de cordel.
- - Produção de Cordel.
DURAÇÃO – 7 aulas de 90 de minutos cada.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
Para iniciar o trabalho com o tema da Literatura de Cordel foi realizado um diagnóstico com os alunos para identificar o conhecimento dos mesmos sobre o tema. Para isso, foram direcionadas algumas perguntas, tais como: Vocês já ouviram falar em Literatura de Cordel? O que vocês acham que é a Literatura de Cordel? Será que esse tipo de Literatura só se apresenta em forma de texto escrito? Dentre outras. A partir deste diagnóstico serão trabalhados os seguintes temas:
- - Literatura de Cordel;
- - Estrutura de um texto de cordel;
- - Associação de Variantes lingüísticas á Cultura Regional e Local.
PALAVRA CHAVES
Literatura de Cordel, Variação Lingüística Regional e Local.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS
O cordel é uma modalidade Literária Popular, que com o passar dos anos vem ganhando dimensão no Cenário nacional. Por ser uma literatura de cunho popular, no que diz respeito ao seu enredo e à divulgação, o Cordel tem se tornado uma prática recente no ensino do gênero na maioria das escolas públicas do Brasil.
Pensar em como resgatar o prazer pela leitura é pensar em como proporcionar aos leitores, uma forma de lazer, conhecimento e diversão. Essa não é uma proposta fácil a se cumprir, mas necessária para a formação de leitores.
Essa aula busca auxiliar a prática pedagógica focada na formação de leitores através de um gênero textual que reflete a cultura Brasileira.
· Processos das aulas:
1ª aula : texto cordel: Cante lá, que eu canto cá de Patativa do Assaré. O primeiro texto apresentado à turma será : “Cante lá, que eu canto cá” de Patativa do Assaré. Através dessa aula o professor irá:
- - Identificar a 1ª impressão que tiveram do Texto de literatura de cordel após a 1ª leitura;
- - Trabalhar conceito de cordel - O que é cordel; Estrutura do texto;
- - Contexto: Sócio-econômico e cultural representado pelo texto. (Variação lingüística);
- - Apresentar a biografia do autor: Patativa do Assaré;
- - Associar a realidade representada no texto com a realidade local dos alunos em questão.
- - Orientar uma produção piloto de um cordel com o tema voltado para a cultura regional ou local.
2ª aula
“Antes de iniciar as atividades da 2ª aula, é necessário que a\o professor(a) faça um feedback através de perguntas como: Qual o tema trabalhado nas aulas? O que é o cordel? Como é o texto em forma de cordel? Dentre outras perguntas pertinentes à aula.
Logo após, orientar uma produção coletiva a partir de palavras-chave sobre um tema à escolha do professor.
3ª aula:
Ouvir o cordel cantado: Repente
O professor apresenta o conceito de “repente” aos alunos. Logo em seguida ouvir 2 (dois) repentes de Francisco Diniz associando sempre a rima , o ritmo forte e instrumentos que os repentistas utilizam como parte da cultura popular.
- Literatura de Cordel e Saberes Populares.
Material disponível no site:
- http://literaturadecordel.vilabol.uol.com.br/o_que_e_cordel.htm
- http://literaturadecordel.vilabol.uol.com.br/cd2006.htm
4ª aula:
Dividir a classe em duplas.
- Apresentar o cordel: “O gato e o cachorro” retirado do livro “A Reunião da Bicharada” de Antonio de Farias da Silva.
- Desenvolvimento:
- Leitura silenciosa pelas duplas.
- Leitura de Estrofes por dupla em voz alta.
- Leitura feita pela professora.
- Atividade:
- O professor disponibilizará em uma mesa, figuras de diferentes animais para que cada dupla escolha 2 (dois) afim de substituí-los no texto – Paráfrase do cordel “O gato e o cachorro”.
- A partir desse exercício de reprodução, a estrutura e variedades de temas do cordel ficaram melhor definidos para os alunos.
5ª aula :
Assistir ao vídeo: A menina que dançou depois de morta - extraído do site Porta Curtas da Petrobrás e A árvore do dinheiro – extraído do site Youtube. Em seguida, associar características do cordel associando aos vídeo ( xilogravura, rimas, tema ) e ás experiências que eles tenham visto ou vivido.
* É muito importante a exposição oral dos alunos a cerca de sua relação direta ou indireta com os temas trabalhados.
Materiais disponíveis nos sites:
6ª aula:
Leitura e dramatização do texto: O rico e o pobre de Isaura Melo de Souza.
Ø O texto é cômico e traz como tema a diferença entre o rico e o pobre.
· Desenvolvimento:
- A primeira leitura será feita pelo(a) professor(a) para reativar à memória dos alunos o ritmo do cordel.
- Com a classe dividida em duplas, treinar a leitura silenciosa; Em seguida as duplas farão a leitura em voz alta.
- Orientar as crianças a relacionar o tema, variações lingüísticas à realidade local.
* Esse exercício ajudará a associação do conceito de rima, entonação e interpretação do cordel, promovendo assim uma maior participação dos alunos.
7ª aula: – Concurso de Cordel na Turma
Desenvolvimento:
· Revisar estrutura e características do cordel.
· Propôr uma composição de cordel individual ou em dupla com tema livre para a turma.
v Essa produção não será um exercício realizado em sala de aula, e sim, em casa. Isso possibilitará a participação\ contribuição de outras pessoas na produção do aluno. Essa possível troca de idéias somente enriquecerá o seu cordel e ampliará o seu conhecimento.
RECURSOS COMPLENTARES
Alguns vídeos para a preparação das aulas de Cordel:
AVALIAÇÃO
· Avaliar nas produções se os alunos conseguem:
- Ter noção de rima, estrutura e entendem que o cordel é um tipo de literatura aberta a todos os temas desejados.
- Observe se ouve participação de terceiros no processo de criação dos alunos - Essa observação apontará se o aluno compartilhou de suas conquistas cordelísticas com um amigo, pais, avós, professores (....).
- Dado Positivo: O aluno será estimulado a ler e a produzir, sobre diferentes temas, expressando-se através da Literatura de Cordel, não somente em sala de aula, como também em casa e na companhia de amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário