Escola: Escola Estadual Silva Dourado
Cursista: Claudemira de Santana Silva
Turma: SE LIGA
Tema: Preservação do Meio ambiente
Duração: 4 horas
A utilização dos recursos tecnológicos, tais como os da TV ESCOLA que possui uma linguagem de fácil compreensão facilitam as aulas, pois desperta a curiosidade dos alunos aprimorando a aprendizagem dos mesmos. Por isso, não tive dificuldades em realizar as atividades dessa unidade, pois durante o curso das TIC’s obtive um aprendizado bastante significativo para o domínio dos vários recursos disponibilizados pela escola.
O vídeo escolhido para aplicar na turma foi de escolha coletiva e de acordo com tema abordado na semana do meio ambiente – Preservação do Meio Ambiente. Foi utilizado um vídeo da TV ESCOLA que vinha de encontro ao conteúdo ministrado na minha turma. Foram escolhidos dois vídeos: Salve o Planeta Azul e Vamos Preservar para melhor assimilação do conteúdo pelos alunos.
A experiência foi maravilhosa e os resultados gratificantes. Os vídeos eram muito interessantes e aguçou a curiosidade dos alunos que ficaram bastante empolgados com o novo recurso utilizado em sala. O primeiro vídeo: Salve o Planeta Azul do cantor Farell Oliveira, compositor de músicas em defesas do meio ambiente e o segundo: Vamos Preservar do Antenor Saparoti e a Turma da Lagoa Encantada despertaram a atenção dos alunos que pediram para repetir algumas vezes, fizeram comentários, levantaram ações para ajudar a preservar o Planeta Azul. Fiz alguns questionamentos a eles para facilitar a compreensão e enriquecer a discussão. Sem contar que a interdisciplinaridade facilita bastante o desenvolvimento de algumas atividades e o andamento das disciplinas (Ciências e Língua Portuguesa). Foi bastante compensador trabalhar com os vídeos da TV Escola.
Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
Habilidades:
• Reconhecer as letras do alfabeto em um contexto;
• Relacionar as letras do alfabeto ao som;
• Identificar as consoantes estudadas: B, C, D, F, G e J em um contexto;
Conteúdo:
Alfabeto
Metodologia:
• Levar os alunos para a sala de vídeo e, com o auxilio do data-show, apresentar o alfabeto animado – retirado do site Bebelê;
• Apresentar cada letra do alfabeto com sua música frisando as consoantes estudadas – B, C, D, F, G e J e o som das mesmas;
• Solicitar aos alunos que cantem as musiquinhas da cada letra, facilitando a fixação da mesma;
• Fazer leitura de palavras e frases simples apresentadas no documento do Word.
Avaliação
Ao término desta atividade pude perceber o quanto os alunos internalizaram as consoantes estudadas através do alfabeto animado. Alguns alunos que possuem dificuldades mais acentuadas de concentração não adquiriram as habilidades propostas e serão atendidos no reforço com outras atividades de fixação.
Componente Curricular: Literatura Popular Brasileira/ Cultura regional / Língua Portuguesa / Arte – Aula de dinamização
Tema: Literatura de Cordel .
DADOS DA AULA
Tema: Cordel
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESSA AULA
- Conhecer a Literatura de Cordel;
- Reconhecer heranças culturais regionais e locais;
- Relacionar o cordel e a cultural regional e local;
- Conhecer estrutura de um texto de Cordel;
- Conhecer diferentes formas de apresentação do cordel: repentes, vídeos e narração.
-Reconhecer variações lingüísticas presentes no texto associando com variações regionais;
- Paráfrase de um texto de cordel.
- Produção de Cordel.
DURAÇÃO – 7 aulas de 90 de minutos cada.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
Para iniciar o trabalho com o tema da Literatura de Cordel foi realizado um diagnóstico com os alunos para identificar o conhecimento dos mesmos sobre o tema. Para isso, foram direcionadas algumas perguntas, tais como: Vocês já ouviram falar em Literatura de Cordel? O que vocês acham que é a Literatura de Cordel? Será que esse tipo de Literatura só se apresenta em forma de texto escrito? Dentre outras. A partir deste diagnóstico serão trabalhados os seguintes temas:
- Literatura de Cordel;
- Estrutura de um texto de cordel;
- Associação de Variantes lingüísticas á Cultura Regional e Local.
PALAVRA CHAVES
Literatura de Cordel, Variação Lingüística Regional e Local.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS
O cordel é uma modalidade Literária Popular, que com o passar dos anos vem ganhando dimensão no Cenário nacional. Por ser uma literatura de cunho popular, no que diz respeito ao seu enredo e à divulgação, o Cordel tem se tornado uma prática recente no ensino do gênero na maioria das escolas públicas do Brasil.
Pensar em como resgatar o prazer pela leitura é pensar em como proporcionar aos leitores, uma forma de lazer, conhecimento e diversão. Essa não é uma proposta fácil a se cumprir, mas necessária para a formação de leitores.
Essa aula busca auxiliar a prática pedagógica focada na formação de leitores através de um gênero textual que reflete a cultura Brasileira.
·Processos das aulas:
1ª aula : texto cordel: Cante lá, que eu canto cá de Patativa do Assaré. O primeiro texto apresentado à turma será : “Cante lá, que eu canto cá” de Patativa do Assaré. Através dessa aula o professor irá:
- Identificar a 1ª impressão que tiveram do Texto de literatura de cordel após a 1ª leitura;
- Trabalhar conceito de cordel - O que é cordel; Estrutura do texto;
- Contexto: Sócio-econômico e cultural representado pelo texto. (Variação lingüística);
- Apresentar a biografia do autor: Patativa do Assaré;
- Associar a realidade representada no texto com a realidade local dos alunos em questão.
- Orientar uma produção piloto de um cordel com o tema voltado para a cultura regional ou local.
2ª aula
“Antes de iniciar as atividades da 2ª aula, é necessário que a\o professor(a) faça um feedback através de perguntas como: Qual o tema trabalhado nas aulas? O que é o cordel? Como é o texto em forma de cordel? Dentre outras perguntas pertinentes à aula.
Logo após, orientar uma produção coletiva a partir de palavras-chave sobre um tema à escolha do professor.
3ª aula:
Ouvir o cordel cantado: Repente
O professor apresenta o conceito de “repente” aos alunos. Logo em seguida ouvir 2 (dois) repentes de Francisco Diniz associando sempre a rima , o ritmo forte e instrumentos que os repentistas utilizam como parte da cultura popular.
Apresentar o cordel: “O gato e o cachorro” retirado do livro “A Reunião da Bicharada” de Antonio de Farias da Silva.
Desenvolvimento:
- Leitura silenciosa pelas duplas.
- Leitura de Estrofes por dupla em voz alta.
- Leitura feita pela professora.
Atividade:
- O professor disponibilizará em uma mesa, figuras de diferentes animais para que cada dupla escolha 2 (dois) afim de substituí-los no texto – Paráfrase do cordel “O gato e o cachorro”.
A partir desse exercício de reprodução, a estrutura e variedades de temas do cordel ficaram melhor definidos para os alunos.
5ª aula :
Assistir ao vídeo: A menina que dançou depois de morta - extraído do site Porta Curtas da Petrobrás e A árvore do dinheiro – extraído do site Youtube. Em seguida, associar características do cordel associando aos vídeo ( xilogravura, rimas, tema ) e ás experiências que eles tenham visto ou vivido.
* É muito importante a exposição oral dos alunos a cerca de sua relação direta ou indireta com os temas trabalhados.
Leitura e dramatização do texto: O rico e o pobre de Isaura Melo de Souza.
Ø O texto é cômico e traz como tema a diferença entre o rico e o pobre.
·Desenvolvimento:
- A primeira leitura será feita pelo(a) professor(a) para reativar à memória dos alunos o ritmo do cordel.
- Com a classe dividida em duplas, treinar a leitura silenciosa; Em seguida as duplas farão a leitura em voz alta.
- Orientar as crianças a relacionar o tema, variações lingüísticas à realidade local.
* Esse exercício ajudará a associação do conceito de rima, entonação e interpretação do cordel, promovendo assim uma maior participação dos alunos.
7ª aula: – Concurso de Cordel na Turma
Desenvolvimento:
·Revisar estrutura e características do cordel.
·Propôr uma composição de cordel individual ou em dupla com tema livre para a turma.
vEssa produção não será um exercício realizado em sala de aula, e sim, em casa. Isso possibilitará a participação\ contribuição de outras pessoas na produção do aluno. Essa possível troca de idéias somente enriquecerá o seu cordel e ampliará o seu conhecimento.
RECURSOS COMPLENTARES
Alguns vídeos para a preparação das aulas de Cordel:
- Ter noção de rima, estrutura e entendem que o cordel é um tipo de literatura aberta a todos os temas desejados.
Observe se ouve participação de terceiros no processo de criação dos alunos - Essa observação apontará se o aluno compartilhou de suas conquistas cordelísticas com um amigo, pais, avós, professores (....).
Dado Positivo: O aluno será estimulado a ler e a produzir, sobre diferentes temas, expressando-se através da Literatura de Cordel, não somente em sala de aula, como também em casa e na companhia de amigos.
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINADO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA.
ATIVIDADE: 2B
PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL SILVA DOURADO.
Após a implantação do Projeto Político Pedagógico na Escola Estadual Silva dourado detectou-se uma melhora significativa, tanto nos aspectos administrativos quanto nos pedagógicos, com mais organização e direcionamento dos trabalhos, conduzindo com qualidade as atividades propostas e realizadas pela escola.
O projeto pedagógico da escola Silva Dourado foi elaborado com a participação de todo o segmento escolar comunidade escolar visando a melhoria do ensino e é reformulado anualmente. As ações previstas neste Projeto estão a cargo de seus responsáveis e serão acompanhadas pelos líderes de objetivos e pelos gerentes de metas, tendo uma coordenadora geral, responsável pela sua execução. Compreende-se que este não é um processo fácil, pois envolve sempre muitas pessoas com idéias e visões de mundo diferentes, mas constitui-se na única maneira de construir uma identidade coletiva representativa.
-OBJETIVO ESTRATÉGICO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
-MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Existem na escola ações voltadas para o uso das TIC:
vUma ação de atendimento semanalmente durante todo ano na sala de informática aos alunos e funcionários para orientação tecnológica das noções básicas quanto ao uso do computador e pesquisa de acordo com o cronograma proposto; responsável pela ação: Aluísio Martins.
Espera-se com essa ação propiciar conhecimentos básicos sobre o uso das TICs- 1.16
vCapacitar 26 alunos da segunda fase para monitorar os trabalhos na inclusão digital. Responsável pela ação: Aluísio Martins e Auxiliadora Resende. Período: anual
vEspera-se capacitar alunos na área digital acompanhado de freqüência, relatórios e certificados- 1.18.
vFormar grupos de voluntários para auxiliar os professores a adquirir noções básicas na utilização dos recursos tecnológicos. Período: abril e novembro.
vResponsável: Aluísio Martins e parceiros.
vEspera-se capacitar professores para utilização da sala de informática nas aulas -1.21.
vA escola conta com vários recursos e avanços tecnológicos que suprem muito bem as necessidades da comunidade escolar, são eles: computadores, notbook, impressora digital, data show, vídeos, DVD, CD ROM, máquina digital, pen drive, xerocopiadora digital, televisão, som e microfone sem fio.
Com base na análise do Projeto Político Pedagógico da escola a equipe escolar discutiu, refletiu e concluiu que as atividades elaboradas para o uso das TIC estão boas, porém, nós acrescentaríamos o uso do Blog como uma ferramenta de ensino-aprendizagem e avaliação, uma vez que o objetivo da escola visa à melhoria dos trabalhos metodológicos, didáticos, pedagógicos e administrativos para uma educação de qualidade.
Para Souza citando Lévy, o Hipertexto é um “acesso não – linear representando uma nova forma de armazenamento da informação e alimentação do raciocínio”.
Partindo desse conceito e diante dos textos estudados, pode-se entender que o Hipertexto é uma ferramenta que, diferente do texto escrito e disposto em livros – Modelo linear que não permite acesso à múltiplas informações simultâneas em uma determinada pesquisa -, permite o acesso a diferentes informações disponíveis através dos “Links”, fator que contribui para o enriquecimento da pesquisa e do conhecimento a ser adquirido.
O Hipertexto é uma das mais atrativas ferramentas que estão contribuindo para a inovação das praticas pedagógicas em sala de aula, possibilitando uma pesquisa mais completa de forma prazerosa, o que pode contribuir para a uma melhor aquisição de informações e conhecimento por ambas as partes: aluno e professor.